CHORA DE BACALHAU



Foi-me pedido há dias a receita para a Chora de Bacalhau, um prato que teve origem a bordo dos barcos da frota bacalhoeira, nos mares do norte, que por várias gerações empregaram a maioria dos homens destas terras.

A Chora mais não é do que uma sopa, que era servida aos pescadores, depois do trabalho árduo de pescar, escalar e salgar o bacalhau recolhido diariamente.

Devido à escassez de alimentos frescos, nomeadamente vegetais, a chora era geralmente feita apenas com arroz ou massa e caras de bacalhau. Enquanto duravam os mantimentos levados de terra, adicionavam-lhe toucinho ou chouriço, que estrugiam no fundo do tacho.

Porquê as caras? Porque o peixe era para vender e a companha comia o que tinha menos valor comercial. Por esse motivo, as caras, as línguas, as espinhas e os sames de bacalhau conquistaram o seu lugar na Gastronomia Portuguesa. Porque os pescadores aprenderam a usá-los na mais variadas receitas, quando mais ninguém os queria.

A receita que vos deixo hoje é uma versão mais rica da tradicional Chora dos Bacalhoeiros, porque dou-vos a hipótese de usarem Bacalhau, em vez das humildes caras, que hoje em dia pouca gente aprecia. No entanto, afirmo que as caras, quando convenientemente salgadas e cozinhadas, são um pitéu de fazer água na boca a qualquer um.


Ingredientes e preparação:

Num tacho fundo, leve a estrugir duas cebolas grandes picadas, seis dentes de alho e três folhas de louro, num fio abundante de azeite e uma colher de banha de porco.

Junte um naco de toucinho de porco salgado, cortado em cubos e meio chouriço de boa qualidade, também em cubos (quanto mais pequenos melhor).

Depois de bem alourado, sem queimar, junte 1/2 colher das de chá de pimenta, e a mesma medida de sal, uma chávena de calda de tomate e um copo de vinho branco.

Deixe ferver durante cinco minutos e acrescente de três a cinco litros de água a ferver, dependendo do tamanho do tacho e da quantidade de sopa pretendida.

De seguida coloque o bacalhau desfiado ou cortado em cubos (200 gramas por pessoa) e deixe ferver até cozinhar, tendo em atenção que o peixe não necessita mais do que dez minutos a ferver.

Com uma espumadeira, retire o peixe e coloque a massa no tacho (recomendo os cotovelos miúdos).

Quando estiver "al dente", junte de novo o peixe, rectifique os temperos, salpique com salsa ou coentros picados e oregãos secos.

Leve à mesa no mesmo tacho ou numa terrina funda e sirva com pão torrado, cortado em cubos, no fundo dos pratos.

Nota: Nesta foto podem ver que foi também usado algum miolo de mariscos, mas isso é opcional e não tem nada a ver com a origem da receita, por isso entendi não valia a pena mencioná-lo no modo de preparação.

Bom apetite!

Francisco Vieira

8 comentários:

  1. Francisco muito obrigado mesmo pela receita...Es um amor..
    Thank you sooooo much, can't wait to try it...
    Vou tambem entregar a receita a minha mae..

    ResponderEliminar
  2. Natalina, sempre as ordens :-)

    Cumprimentos aos teus pais também

    ResponderEliminar
  3. ANTONIOsilva17/1/11

    b0m dia:sou da torreira tambem fui bacalhoeiro portanto comi <>mas a melhor era a feita de Alabout.. nao sei se conheces esse peixe..segundo a lenda .quem comece <>nao saia da pesca do bacalhau ..eu sai por outros motivos mas se nao tivesse saido ja teria terminado a faina .do jeito que a pesca esta se es afilhado do ERNESTO fomos colegas em algumas viagens <>espero que o negocio te corra bem para poder visitar a tua casa da ria quando for a portugal UM ABRACO

    ResponderEliminar
  4. António, acredito que sim. Não conhecia a Chora de Alabote, peixe que conheço bem e que aprecio. Sim, sou afilhado do Ernesto, mas por afinidade. Não percebi onde se encontra, mas obrigado pela dica e tudo a correr pelo melhor, onde quer que seja.

    Abracos

    ResponderEliminar
  5. Parece óptimo, mas duvido que se coma mais alguma coisa...

    ResponderEliminar
  6. João, boa tarde. É realmente uma refeição :-)

    ResponderEliminar
  7. Eu também lá andei no Vimieiro e no NEPTUNO e ainda me lembro da saudosa Chora

    ResponderEliminar
  8. Eu andei no Argus e mais tarde no São Rafael já depois de transformado em arrastão. Como sinto saudades da chora, amanhã vou fazer uma boa panela de chora para matar saudades! São servidos?
    UM GRANDE ABRAÇOS PARA TODOS.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Este espaço é seu. Use e abuse, mas com respeito, principalmente por quem nos lê. Francisco