Haja Amor...


Esta não é uma história qualquer. Não fala de um menino qualquer, nascido num país qualquer. Fala de um menino nascido numa terra a que um dia chamaram “terra do sol”.

Era uma vez um menino na Terra do Sol:

Uma terra bela, mas que só tinha sol. Sol e mar. E terras lavradas, que às vezes davam pouco pão e outras vezes nem isso. Uma terra que outras riquezas nunca teve para além das que a mãe natureza pariu. Espigas de milho, peixe do mar, searas de trigo, algas marinhas, oliveiras e cachos de uvas...e pouco mais.

De entre os quatro cantos do mundo, o menino desta história tinha que nascer logo aqui, numa terra que namora as pessoas e lhes desperta paixões, sem ter intenções de as fazer felizes. Qual cadela vadia, que pare os filhos e não os ampara.

Uma terra que nunca teve um filão de ouro, um diamante, ou outro minério que merecesse cotação em bolsa. Onde nunca se construíram arranha-céus, porta-aviões ou naves espaciais.

Onde por muitos anos a maioria dos homens só usava gravata nos funerais. As mulheres não se sentavam na igreja ao lado dos maridos, nem se desnudavam à sua frente. Os casais praticavam o coito com a luz apagada, em vez de fazerem amor.

Um reinado sem rei nem roque, de onde os potenciais governantes capacitados se evadem e onde os candidatos a qualquer lugar ao sol começam a desgovernar muito antes de subirem ao trono.

Um país ainda marcado pelas sequelas de quarenta e oito anos de ditadura, que procederam a séculos de monarquias duvidosas, de governações vergonhosas, de compadrios descarados. Uma sociedade eternamente amordaçada nas opiniões e na vontade própria.

Um povo acostumado a baixar a cabeça ao pároco. A tratar por vossemecê o presidente da junta ou o farmacêutico. A permitir que as beatas da paroquia interferissem nas suas vidas e lhes adulterassem a já por si limitada felicidade. A bater nas crianças que não pediam a bênção ao padrinho.

Um povo a quem ensinaram a discutir quando convém, mas sem um objectivo definido. Que mais parece uma daquelas famílias numerosas, com pouco pão, onde quase tudo escasseia. Onde todos ralham e ninguém tem razão.

Um dia disseram-lhes que também tinham direito a usar sapatos, mas não lhe ensinaram que quem se esforça no seu fabrico deveria ter direito a escolher o par que melhor de adapte aos seus pés. Que quem constrói as casas também deveria ter direito a viver nelas.

Incutiram-lhes os valores da vergonha, da humildade e da obediência, para que aprendessem a não questionar o autoritarismo e o oportunismo que lhes são impostos.

Acostumaram-se a ver as coisas boas a acontecerem apenas aos outros e a acharem-se "non gratas".

A olhar a prosperidade como a um bem destinado apenas aos que lhes aparecem todos os dias no écran da televisão. Resignando-se apenas a sonhar com a realidade dos que conseguem.

Vivem a vida como marionetas, movidos por mãos engenhosas, sem se darem de conta do quanto são manipulados, porque nunca conheceram outra forma de viver.

Quase tudo o que é realmente importante lhes passa ao lado, por se deixarem levar pelas distracções premeditadamente criadas para lhes desviar a atenção do tanto que lhes negam.

Semeiam o trigo, moem a farinha, amassam a massa, levam-na ao forno, mas depois contentam-se com as migalhas, por não se acharem merecedores de um pão inteiro.

Não percebem que enquanto se limitarem a cobiçar o carro de alta cilindrada que passa na rua, a poeira que este lhes atira para os olhos os impedirá de analisar o perfil de quem o conduz.

Acabam por perder a capacidade de distinguir aqueles que se esforçaram por o ganhar e os que o roubaram. Que os roubos não são apenas os que se praticam à mão armada.

Pior do que isso, é viverem anos deslumbrados por bandidos e vigaristas. Quando por fim conseguem sacudir a "poeira" dos olhos, já o carro vai longe...

ps: A terra, os "cegos" e os "reis" desta história poderão parecer-vos comuns a muitas outras terras, mas neste caso falo-vos da minha.

O menino poderia ser eu. Mais ou menos cego que os demais, mas sempre apaixonado e fiel à terra onde nasceu.

Porque o meu país é uma terra de pouco pão, mas de muita gente de bem. De ruas estreitinhas, de casas velhinhas, mas onde em cada esquina existe sempre um bom dia à minha espera...

Francisco Vieira

15 comentários:

  1. O meu abraço a todos aqueles que por aqui continuam a passar. Aos que me comentam, aos que me mandam emails.

    A minha amizade a todos e as minhas sinceras desculpas aos que não tenho visitado.

    Um bom fim de semana para todos.

    Francisco Vieira

    ResponderEliminar
  2. Ola Francisco.
    Votos de um bom fim de semana.
    Que tudo esteja a correr conforme desejado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente brilhante.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. E é este o País que temos amigo, onde os povos que vão chegando vão fazendo como o cuco, que se vai apoderando do ninho, e vai empurrando com o cu os habitantes que já cá existiam.
    Mas tudo isto com a conivência que lhe é permitida, temos de ir defendendo o resto que ainda vai sobrando com as armas que temos.
    Beijo de luz e paz.

    ResponderEliminar
  5. Francisco
    Lindo e verdadeiro texto, sem papas na lingua, tudo o que disseste é VERDADE PURA.

    Porque o meu país é uma terra de pouco pão, mas de muita gente de bem. De ruas estreitinhas, de casas velhinhas, mas onde em cada esquina existe sempre um bom dia à minha espera...


    Eu também adoro o meu País, só tenho pena que ande de mâos em mãos, à deriva.

    Beijinhos e Bom fim de semana.
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  6. Anónimo26/3/10

    Emocionante Francisco.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Francisco que bela descrição de dua terra. Nota-se que anda sempre enamorado e isso é muito bom, ainda que tenhamos que manter os olhos abertos.
    Um beijo,
    Isadora

    ResponderEliminar
  8. Meu lindo,

    Passo para deixar-te um grande fim de semana, cheio de bons acontecimentos.

    Hoje não li teu post...

    Estou tão cansada!!! Mas não podia deixar de vir por aqui.

    Beijinhos, sempre

    ResponderEliminar
  9. Um beijo com carinho e um cheirinho em você...;)

    ResponderEliminar
  10. Francisco, essa terra que descreves não é muito diferente das que conheço, felizmente e infelizmente.

    Abraço e bom fds!

    ResponderEliminar
  11. Olá Francisco
    Boa noite bom dia conforme a hora que me estejas a ler
    Embora passe praticamente todos os dias por aqui nem sempre tenho pachorra para escrever
    Sou mesmo um perguiçoso nesse aspecto, senão vejamos: ando há uma remessa d e tempo para te escrever enviando um mail e nem isso
    Desculpa mas qualquer dia vou me propor fazer isso
    Entretanto adorei ler esta mensagem que s e aplica a centenas milhares de meninos desta terra que é a nossa
    mas a esperança é sempre a ultima a morrer
    Vamos vivendo da esperança
    Aquele abraço amigo
    Luis Antunes

    ResponderEliminar
  12. A luta do povo não vai ficar por aqui...E enquanto vivermos continuamos a mesma luta até ao ultimo minuto de vida...Sempre em frente,e a luta vai continuar...Um abraço amigo Vieira.

    ResponderEliminar
  13. Olá Francisco, lindo texto.Muita sorte para o que te propões realizar.Beijocas.

    ResponderEliminar
  14. Franciso
    A tua escrita continua viva interessante e verdadeira. Tem vida...e é isso que cativa.
    Como vais nos teus novo caminhos? Mandei-te um email...não sei se recebeste porque, nesse dia enviei 4 e ninguém me respondeu...
    Espero que esteja tudo bem contigo.
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  15. Esse menino que és tu, dessa terra que é a tua, cresceu e hoje é um Homem, que longe dessa terra lhe aponta os "defeitos", de que ela afinal não é culpada, mas também lhe mostra o seu imenso amor e toda a sua grande saudade.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Este espaço é seu. Use e abuse, mas com respeito, principalmente por quem nos lê. Francisco