Ria de Aveiro- Mais uma safra da Lampreia


(Imagens Google)

Às 20 horas já o Manuel "Arrais" e o seu camarada estão no cais do Bico, prontos para soltarem amarras e se fazerem à Ria. Vão navegar até às águas mais doces da foz do Vouga. É a safra da Lampreia, que se dá todos os anos nesta época. As noites têm de ser bem aproveitadas, porque daqui por um mês acaba. Estarão de volta por volta das 6 ou 7 da manhã, dependendo da sujidade que venha nas redes e do tempo que demorem a limpar.

Já deu mais resultado. Para além de sazonal e de se notar um decréscimo da espécie a cada ano que passa, existem cada mais pescadores a dedicarem-se a esta arte. Muitos até que nunca o foram, mas a quem a crise actual e o desemprego "atiraram" para as águas da grande Laguna, em busca do pão para porem na mesa aos filhos.

Se a diminuição consecutiva da espécie lhe deveria subir o preço, na prática não acontece assim, porque se as 20 embarcações que se dedicavam a esta arte há 10 anos atrás capturavam 30 exemplares por maré, agora saem do cais à volta de 50, diariamente. Não apanharão mais de 10 a cada um, mas na lota vê-se mais fartura, o que provoca uma perda de valor inevitável, com a agravante da diminuição do tempo da safra. Se há anos durava 3 meses, agora captura-se tudo o que houver em pouco mais de um mês. Os compradores (que não são burros) desculpam-se com a fartura para baixar o preço, mas depois guardam-nas em tanques privados e vão fornecendo os clientes, vendendo-as ao preço habitual. Em finais de Abril ainda terão Lampreias vivas, mais de um mês depois do fim da safra. São essas que lhe darão o maior lucro. Em suma, o lucro baixa apenas para o pescador. Os restantes envolvidos não perderam nada.

Por isso, meus amigos, não esperem comer o arroz de lampreia mais barato nos resturantes, porque isso não vai acontecer. Terão que pagar os mesmos 70 euros por dose (para 2 pessoas) que pagavam há 5 anos, enquanto que o pescador que a vendia nessa época por 60 euros cada uma, agora consegue pouco mais de 20. Isto para verem que (como sempre) a desgraça de uns é a sorte de outros e que mesmo em tempos de crise, há quem continue a ganhar o mesmo ou mais do que antes. Infelizmente os prejudicados são sempre os que dispendem de mais esforço. "Quando o mar bate na rocha..."

Não podia falar-vos da Lampreia, sem vos deixar aqui a receita, para quem quiser tomar nota.
O maior segredo está na preparação. A Lampreia (tal como a Enguia) tem de ser desventrada em vida. E convém ser cozinhada fresca. Há quem as congele mesmo vivas, outros limpam-nas e depois congelam, mas estes peixes sabem melhor quando consumidos frescos.

Tanto numa como noutra, usa-se um canivete afiado para as desventrar desde o umbigo ate à guelra, mas na Lampreia aproveita-se o sangue (o arroz de Lampreia mais não é do que uma cabidela). Requer algum cuidado ao retirar as tripas, para que estas não rebentem e vão estragar o sangue. De seguida escalda-se o peixe em água a ferver e raspa-se bem, primeiro com um faca e depois com um pano seco, para lhe retirar a camada viscosa (aquela substância que se sente nas mãos e que a torna escorregadia).

Corta-se a Lampreia em pedaços de 5cms. Coloca-se o sangue num alguidar, junto com a lampreia e meio litro de vinho tinto verde. Tempera com sal, pimenta fresca, 2 folhas de louro, um ramo de cheiros, 1 cebola, 1 pimento verde e seis dentes de alho picado. Deixa-se a marinar na véspera.

Num tacho, coloque um fio de Azeite e 150 gramas de chouriço ou de bacon cortado em cubos pequenos. Deixe fritar um pouco sem queimar, antes de despejar no tacho o conteúdo do alguidar. Deixe cozinhar por 15 minutos.

De seguida retire a lampreia e guarde-a. Retire também as folhas de louro e o ramo de ervas. Rale o molho com uma varinha mágica. Acrescente água para cozinhar o arroz, que deve ficar bem aguado. Rectifique os temperos. Quando o arroz estiver cozido, devolva a Lampreia ao tacho e salpique com umas gotas de vinagre, antes de apagar o fogo. Polvilhe com salsa ou coentros e leve à mesa, antes que o arroz comece a secar.



Como vê, mesmo que não possa ou não queira pagar os preços exorbitantes deste prato, agora já pode comprar a Lampreia e cozinhá-la em casa. Nem é das comidas mais caras. Com uma Lampreia de tamanho normal comem à vontade 6 pessoas. De preferência compre directamente ao pescador. Sai-lhe muito mais em conta e se lhe pedir, leva-a para casa já desventrada, que é uma tarefa que requer algum esforço e conhecimento. Convém levar consigo um recipiente para guardar o sangue. O resto prepara em casa.

Bom apetite!

Francisco Vieira

26 comentários:

  1. Olá Francisco!

    Maravilha, arroz de lampreia e lampreia à bordalesa, estão entre os meus pratos mais preferidos.
    Em Arouca, havia uma casa de que já aqui falei, onde fui criado até à idade da tropa, que as preparava muitíssimo bem. Vinha de Entre-os-Rios, em latas próprias para chegarem vivas, na carreira (transportes colectivos).
    Bem, mas era tão bem preparada que não vinham só as lampreias, vinham também clientes!

    Obrigado por me teres feito regressar, mesmo que por momentos, à minha meninice e juventude.

    Abraço


    Nota: Meus amigos podem confiar, mãos à obra! Tal como diz o nosso Chefe Vieira, muito cuidado no amanhar, seguir sua descrição de preparação, temperos bem afinados e bom apetite.
    Terão na realidade um óptimo arroz de lampreia tal qual foi concebido.

    Parabéns amigo

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de Lampreia, mas como sempre, gostei da estoria.
    Bom fim de semana.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. blhekkkkkkkkkkkk!!!!
    lampreia so gosto daquela que e doce cheia de fios de ovos e que normalmente costumo comer no dia de Ano Novo :-)

    ResponderEliminar
  4. Lampreia, enguia, cobra...tudo o mesmo! Não por favor... Para mim, sai um pãozinho com manteiga...dos quatro lados!!! Mas gostei da história, como sempre.
    Beijocas e bom fds
    Graça

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Manel. Essa do chef Vieira fez-me rir

    Olha comeca a fazer-me essa publicidade toda e depois nao consigo responder a tanta proposta de trabalho :-)

    Abracos

    ResponderEliminar
  6. Bom fim de semana To Quim! Obrigado pela visita.

    Abracos

    ResponderEliminar
  7. Oh Ana, eu gosto e daquele pudim a tres sabores, tipo Napolitano. Como e que aquilo se chama?! Hummmm :-)

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Graca, boa tarde!
    Ja calculava que voce nao ia gostar da receita.
    Com o tempo vamos aprendendo a conhecer um pouquinho das pessoas :-)

    Deixe que para a proxima ponho aqui algo que voce nao pode recusar eh eh eh

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Nunca comemos lampreia aqui em casa.
    Quando éramos mais crianças comíamos arroz de enguias que era cozinhado mais ou menos como aqui na receita.
    Nos dias de Inverno o pai procurava as minhocas e depois de as enfiar numa linha e com um peso de chumbo, ia para a beira do rio Liz e trazia sempre um balde com algumas.
    Esses eram dias de festa para todos nós.
    A mãe cozinhava-as num tacho de barro ali à lareira. Era maravilhoso.

    ResponderEliminar
  10. Francisco, não sejas modesto. Demasiada modéstia soa a falso e tu és um bom chefe. Assim o tens comprovado, por isso todos sabem aqui que não exagero. Se não queres que se saiba altera a tua participação e as receitas. Com os que já te conhecem não funcionará, mas com os vindouros pode ser...

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana!

    Afinal de que pudim está o Francisco a falar que parece ser tão delicioso?

    Vê se votas para cá essas receitas!

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Boa noite direitinho!

    Curiosamente arroz de enguias nunca comi. Como-as fritas em escabeche, em caldeirada ou grelhadas. Um dia ainda experimento com arroz.

    Abraco e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Oh Manel, um pudim a tres sabores, chocolate por baixo, baunilha ao meio e morango por cima...parece um Napolitano. Delicia :-)

    Ela disse que aquilo era para 4, mas eu distrai-me e limpei a marmita sozinho eh eh eh

    ResponderEliminar
  14. mas afinal que passa aqui????
    oh Manel pra saberes a que se refere o careca tens k vir ate a terras do tio sam :-)
    oh Francisco es mesmo guloso :-)

    ResponderEliminar
  15. Ana, poe-te a chama-lo e depois queixa-te!

    Guloso eu?! Para que nao avisaste que aquilo nao era so para uma vez? :-)

    ResponderEliminar
  16. Oh Manel nao ligues ao teu mano mais novo :-)
    Mas quem te entende... se a marmita e pequena queixa-se que tem que comer com a colher de cafe para durar mais tempo... se e grande come tudo duma vez.... ouve la nao te ensinaram a dividir?!?? next time guardas pra o jantar ehehehe

    beijocas
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Ana, bom fim de semana :-)

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Pois é , Lampreia é sempre lampreia
    mas para mim até podia custar 1000 euros o prato porque não me faz diferença nenhuma
    Nunca comi e creio que não vou comer
    è como os caracóis , É um bichinho que gosto d e ver comer mas não como eheeheheh
    abraço amigo Vieira
    Ps: e já a gora diz me uma coisa, conhece algo lá pelos lados de NEY JERSEY? nos STATES?

    ResponderEliminar
  19. Amigo Luis, claro que conheco! Alguem em particular?

    Pode mandar-me um email :-)

    ResponderEliminar
  20. Boa noite Francisco,

    Nunca comi lampreia, next time que cá vieres temos que combinar a coisa melhor, eu levo-te às enguias e tu levas-me às lampreias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Jesus, tamos combinados!

    Bom fim de semana e um abraco

    ResponderEliminar
  22. Lampreia? Passo.
    Tive um convite para um coisa dessa em Penacova, hoje mesmo, o qual, educadamente, recusei.
    Como diria o povo: "Deus dá nozes a quem não tem dentes para roer" :P

    ResponderEliminar
  23. Catsone, boa noite!

    E se fossem assim umas linguas de bacalhau na cataplana? :-)

    Abracos e bom fim de semana, amigo

    ResponderEliminar
  24. Olá Francisco, nunca provei lampreia, enguia e caracóis.Beijocas.

    ResponderEliminar
  25. Maria de Fatima, nao sabe o que perde :-)

    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Este espaço é seu. Use e abuse, mas com respeito, principalmente por quem nos lê. Francisco