carne com castanhas



Hoje vou preparar um misto de carnes, com castanhas, abóbora, cenoura, couve flor, batata doce, maçã, cerejas cristalizadas e uvas passas. Dei volta aos armários e saiu-me isto. Esta receita, como sempre não tem medidas, porque como já expliquei, não acredito nas quantidades que os Chefs escrevem nas receitas que publicam. Para mim, são precisas duas doses das indicadas por eles e para alguns dos meus amigos, quatro não chegam. Aviso já que não é dos pratos mais saudáveis e que em situações normais não o recomendaria, por ser muito rico em açucares, mas que raio, estamos a entrar em altura de festas e o frio do inverno requer pratos fortes e caloricos. Aproveitem, gozem as festas, tirem a barriga de misérias! Em Janeiro logo nos preocupamos com a aparência e a saúde, dando uso aos circuitos de manutenção e às ciclo-vias, com que os nossos autarcas nos tem brindado, de norte a sul. Alem dos ginásios que proliferam por tudo quanto é esquina e que também precisam de viver. Da minha parte, vou prepará-la e comê-la com um enorme prazer, tendo em conta as pessoas que me farão companhia, que se não o merecessem, então ninguém o merecia e não valeria a pena eu ter aprendido sequer a fritar um ovo.


Para a sua confecção comprei peitos de frango, lombinho de vitela (Fillet Mignon), e lombinhos de porco, que não tem nada a ver com o lombo, assim como o fillet mignon não tem nada a ver com o lombo da vitela ou da vaca.
Para os mais distraídos, assim como o gado bovino tem os lombinhos, que são caríssimos, os suínos também os tem, embora a maioria das pessoas não os peça no talho, por nunca ter ouvido falar deles. Dói-me o coração quando como fora e vejo esses pedaços de carne assados ao forno, fritos, ou misturados nos rojões...
Refiro-me a uma peça que se "descola" do lombo principal e que é a carne mais tenra do bicho. Aprendi isso com o meu pai, que o tinha aprendido com o pai dele. Existe uma outra forma de a cozinhar (mais saudável), mas isso fica para outra altura.
Não, não foi a minha família que descobriu a lâmpada! Não se trata de nenhum conhecimento exclusivo dos Vieiras. Digo-vos isto desta forma, para acentuar a sabedoria popular, que vai passando de geração em geração, e que em muitos casos não se encontra nos livros.


Voltando à receita (que raio de mania de explicar tudo), eu vou usar três tipos de carne, mas pode ser feita apenas com uma delas, principalmente se for feita para menos de quatro pessoas, não compensa usar as três, porque atinge obrigatoriamente porções elevadas.
Corto-as em rodelas de mais ou menos 2 cms e depois soco-os (nunca usei martelo de cozinha), de forma a fazer uns vistosos medalhões, que vão a grelhar temperados só com sal, numa frigideira anti-aderente, ou numa daquelas chapas de aquecer em cima do fogão, em lume brando, de forma a não ficarem queimados por fora e crus por dentro. Cinco minutos de cada lado e retiro-os do lume.
Numa fritadeira, frito as castanhas descascadas, a batata doce e a abóbora, cortadas em cubos. Num tacho largo, ponho uma colher de sopa de banha de porco e um fio de azeite, alho e cebola picada, pimenta fresca moída, cominhos, oregãos secos, umas folhas de louro, de manjericão, de alecrim e de carqueja. Junto os medalhões, a maçã em gomos finos, umas berlindes de cenoura e umas flores de couve. Deixo apurar um pouco, antes de lhe misturar as castanhas, a batata doce e a abóbora. Rego com um cálice de vinho do porto tinto, outro de brandy e um copo de molho Demi Glass, que tenho quase sempre preparado e que um dia também vos explico aqui como o faço. Por fim, junto-lhe as cerejas cristalizadas, as uvas passas e dois pimentos marrones laminados. Apura mais 5 minutos em lume brando. Depois de empratado, um pouco de salsa picada, fica sempre bem. Um agridoce delicioso e colorido, que na mesa mete uma vistaça. Tinto alentejano para molhar a palavra e toca a provar :-)

Meus caros, façam-lhe bom proveito, desfrutem destes mimos que a vida nos dá, olhem para ela e para as pessoas de coração aberto e façam-me o favor de serem felizes. Um abraço e/ou um beijo a todos, sem excepção.

Francisco Vieira
(imagens do google)

104 comentários:

  1. Afinal quem e vivo sempre aparece, :-)
    Eu que tenho a mania que te conheco, ja tava desconfiada que nao ias aguentar muito tempo longe do tasco, afinal acertei eheheheheh
    Realmente tens razao encontra-se todo o tipo de pessoas por aqui, mas tanto no mundo virtual como no real, mas olha vai por mim ke sou meia doida, nao ligues e continua a ser o careca ke conheco, :-)
    Agora vamos la conversar sobre a receita, oh pa acho que ja tou a sofrer do mesmo sidrome que tu, nao se pode falar em comida, aperta logo a fome, e so de olhar para estes pratos hummmmmmmmmmm ja se comia :-)

    E verdade a que horas ta pronto o almoco? sao 10 da manha, mas ja se comia, sera que vou ter que atacar num pacote de batatas fritas ehhehehehehe


    Jokas amigo
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Ai, ai, ai, senhor Francisco!
    Não somos animais de costumes!
    Somos seres que gostam de todos os gestos de afeto, de carinho.
    Gostamos de ser lembrados, de ser acariciados por palavras, por olhares, por afagos...
    E, bem sabes disto, Gélido coração quente...
    Lol, lol... Bem sei que te enfernizo, meu querido.
    Acho-te extremamente sensível, apesar desta máscara de durão.
    Quanto à receita, combinação perfeita de carnes e frutas.
    Adoro essa mescla de doces e salgados... sinto o gosto daqui!
    Flambada a carne com um bom conhaque, então, nem se fale...
    Beijocas,meu querido

    ResponderEliminar
  3. Tou a ver que assim nem sentes falta dos meus cozinhados. Olha nao tragas dai os meus ovos moles, que vais ver o que te acontece! Nunca mais comes nada que eu cozinhe!

    ResponderEliminar
  4. Francisco, passa sempre por cá, nem que seja para nos dares receitas para a mesa e para a vida.
    E estas de hoje abrem-me o apetite para as duas!!

    ;)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/11/09

    Tava com sodade do cê!
    Ainda bem que vc gosta de explicar muito, quando estou aprendendo uma receita nova me sinto com 5 anos e gosto de ser compreendida assim. Freud de ve explicar.
    Bjs querido.

    ResponderEliminar
  6. Oh my God!
    Até consigo sentir os aromas todos! E as cores! O Laranja da abóbora, o amarelo-esverdeado do azeite, o verde do louro, o amarelo das castanhas, o vermelho dos pimentos, as várias tonalidades de castanho das carnes, o amarelo-rosado da batata-doce, o vermelho glaceado das cerejas, o roxo muito escuro das passas, o vermelho paixão do vinho tinto...
    Ai que eu já estou aqui a babar-me toda! E a ficar cheiiiiiiiiiiia de fome!

    ResponderEliminar
  7. Ó Francisco, isso não se faz! Se gajo passasse pelo teu blog antes do almoço tava lixado :D , no entanto, são receitas como estas que me moem o juízo no consultório: "Ó Sr. Manuel, não pode abusar"...
    Em relação aos blogs, já quiz matar o meu várias vezes mas depois acho que sentiria um vazio difícil de preencher. É o nosso Frankenstein.

    ResponderEliminar
  8. Ana, boa noite. Fica combinado que qualquer dia faco-te os lombinhos. Se nao forem lombos, pode ser carne do musculo? :-)
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Malu, boa tarde para si. Somos animais de costumes sim senhora :-)
    Mas tambem gostamos de carinhos e de palavras meigas. Nao sei onde a amiga viu que eu nao gosto...eu que sou um doce de menino eh eh eh
    Eu sei que esta sempre a espera de me ver derretido, mas nao podemos ser muito doces minha amiga, ou as melgas nao nos largam :-)
    Uma beijoca

    ResponderEliminar
  10. Ana, os ovos moles fazem-te mal ao castrol e alem disso amachacam-se todos na bagagem. Escolhe outra coisa :-)

    ResponderEliminar
  11. Cirrus, boa noite. Para a mesa posso ir dando algumas, agora para a vida nao creio amigo. Sei da minha e mal...
    Olha gostei da foto nova. Ve la se me arranjas uma para o meu perfil, mas poe-me uns caracois loiros :-)
    Abraco

    ResponderEliminar
  12. Fatinha boa tarde para voce. Nas minhas receitas ate um recem-nascido aprende, porque eu explico tudo ate ao tutano eh eh eh so falta explicar a cor da panela :-)
    Beijos para si

    ResponderEliminar
  13. Story, estava a escrever a receita e a lembrar-me de ti. Sei que tens essa virtude, de destinguir os aromas e os sabores. Quando me obrigaste a dizer-te o cheiro da enguias da minha ria :-)
    Dei-te fome? Vai aos pregos! Realmente ai na capital come-se muito mal eh eh eh
    jocas

    ResponderEliminar
  14. Cat, oh senhor doutor, prontos, se quizer eu dou uma entaladela as castanhas em agua a ferver, na vez de as fritar, mas so para a proxima, porque desta vez ja estao fritas. Nao se compara o sabor.
    Esta quase pronto, se ainda estiver com fome, de aqui um saltito. O tintol ja esta a decantar :-)
    Abraco

    ResponderEliminar
  15. Então desejo um bom regresso á base
    Continue com os seus escritos porque estão maravilhosamente bem redigidos e com muita sensibilidade
    passo a ser um visitante assiduo acompanhando este blog

    ResponderEliminar
  16. Luis, seja muito bem vindo aqui ao tasco. Obrigado pelos elogios que nao sei se mereco.
    Um abraco forte para si e ate sempre.

    ResponderEliminar
  17. claro que nao sou esquista, pois ja sei ke os lombinhos sao muito caros, contento-me mesmo com o musculo senao for muito duro, ahahahah
    boa desculpa, nao me tragas tu os ovos moles que vais ver que te espera durante um ano rsrsrsrs, nao ponhas na mala, traz mesmo na mao que assim nao se amachucam lol

    ResponderEliminar
  18. Olá Francisco

    Continuas a dar cartas com as tuas receitas. Bela iguaria nos apresentas hoje. Da horta ao pomar, passando pelos secos e cristalizados da despensa em nada descoraste esta receita. Um Belo acompanhamento de nutrientes menos nocivos. Em compensação ao pecadinho das espirituosas e abundância da carne.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Eh eh eh eh Ana, desta vez sempre uso o martelo de cozinha, para dar umas marretadas no musculo, para o amaciar. E a crise, amiga :-)

    ResponderEliminar
  20. Manel, isto ficou parecido a uma roupa velha :-)
    Abraco

    ResponderEliminar
  21. ahahahhah entao nao sejas muito agressivo com o musculo lol

    ResponderEliminar
  22. Ana, nada disso. Eu ate sou meiguinho :-)

    ResponderEliminar
  23. essa receita deve ter ficado deliciosa heim?
    Bjos!

    ResponderEliminar
  24. Sandra, boa noite e obrigado. beijos

    ResponderEliminar
  25. Francisco:
    Essa coisa de vir para aqui com receitas dessas e correspondentes fotos para ficar toda a gente a salivar e... não pingar nada..não acho justo, é até cruel!!
    Logo hoje que o meu jantar foi um prato de sopa e umas uvas( por causa de uns quilitos que estão por aí..)e vem-me este homem falar de um pitéu... é no mínimo, crime!!
    Não sei se te perdouo...
    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  26. Graça, lol, o post, para alem da receita comtempla tambem o exercicio fisico a seguir :-)
    Ainda bem que gostou. Mas olhe, modestia a parte, o meu ficou pelo menos mais colorido e os olhos tambem comem. Beijos e boa noite

    ResponderEliminar
  27. ola Francisco,

    passei para desejar um bom fim de semana e dizer-te que adoraria ter estado nesta janta... rsrs

    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Antonio, boa noite e um abraco para a suica. Para a proxima estas convidado :-)
    Bom fim de semana, amigo.
    abraco

    ResponderEliminar
  29. Anónimo7/11/09

    Ficou lindinho a foto nova viu!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  30. Fatima, bom dia. Obrigado. Ja pedi ao Cirrus para me preparar uma nova, com caracois loiros, a ver como fica :-)
    Beijinhos e bom fim de semana para si

    ResponderEliminar
  31. Xiiiii! É agora que vais partir corações! Foto nova! Mas estou ansiosa à espera da versão «caracóis louros»... devem ficar-te a matar!

    ResponderEliminar
  32. Story, desdanha, desdanha...ainda has-de implorar-me para ir comer pregos contigo e eu nao vou ter tempo, depois que postar aqui a foto nova :-)
    Bom fim de semana. Beijos

    ResponderEliminar
  33. Já fiz o mesmo.

    Também passo a seguir o seu blog.

    O moinho que nos mostra é muito bonito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  34. Olá Francisco :)

    Pena não gostar da junção de doce com salgado e não habitar mais perto, certamente que ter-me-ias algumas vezes como convidado, AH AH AH AH...Caso não saibas, sou muito bom garfo.
    Sê bem vindo de novo á base :)
    Bom fim de semana.
    Aquele abraço

    Norberto

    ResponderEliminar
  35. Vieira Calado, obrigado e bom fim de semana.
    Abraco

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde Norberto. Nao curtes o agridoce, levas umas sardinhas assadas, por causda das cocegas :-)
    Bom fim de semana para ti e um abraco

    ResponderEliminar
  37. Bom dia Francisco,

    Entao o almoco ja esta pronto? Vir aqui ao teu tasco e uma tortura, olhar para essas fotos e nao poder comer rsrsrsrsr

    jokas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  38. Francisco,

    Que bela receita, já estou com fome. eheheheh

    Vou experimentar, claro que feito por ti teria outro gosto, seria chegar e comer ahahahhaha.

    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  39. Ana, liga-te com a story, que ela ensina-te o truque dos pregos mal passados :-)

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde Zejoao. Era, nao era? Eu tambem gosto de chegar e sentar, mas nunca tenho essa sorte :-)
    Abraco e bom fim de semana, amigo.

    ResponderEliminar
  41. Meu amigo,

    estava a ver que nos ías deixar, não sejas mau homem...

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  42. Não sei, parecias bastante decidido, até cheguei a pensar que teria a ver com aqueles intrusos anónimos, que nem sequer tiveram a coragem de dar o nome, no teu blog, relativamente às obras da cidade onde vives.

    Ignora essa gente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  43. eh eh eh eh Ze Joao, os caes ladram, mas a caravana passa :-)

    ResponderEliminar
  44. isso mesmo Xiquinho....

    continua com a tua obra :-)

    ResponderEliminar
  45. Eh la!!! Tao agora sou obreiro?! Daqui a pouco chamas-me Franciscano :-)

    ResponderEliminar
  46. eh la pregos mal passados? mas esses nao sao servidos a 4 feira????? eheheheheheh

    ResponderEliminar
  47. Franciscano? eheheheh, não tens cara disso...

    Gostas pouco, gostas!! :-)

    ahahahahhahaahahahah

    ResponderEliminar
  48. olá Ana,

    realmente, parece que vamos comer pregos a qualquer dia. eheheheh

    Um beijo

    ResponderEliminar
  49. ola Joao,

    olha acho que vamos e morrer a fome, se estamos a espera que este cozinheiro nos faca comida rsrsrs, mas sempre podemos ver o lado positivo da coisa, neste blog fala-se tanta vez de comida sem se comer, tem efeitos dieteticos ehehhehe

    ResponderEliminar
  50. Pois tens razão Ana, vamos morrendo à fome, temos que dar largas à imaginação e ir saboreando em pensamento. eheheheh

    Temos que esperar por novas oportunidades. ahahahah

    Um beijo e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  51. olha acho que um dia destes faco-me mesmo de penetra e la vou eu aparecer na famosa patuscada de domingo a noite ehehhehe, achas que ele me abre a porta? :-)

    ResponderEliminar
  52. claro que abre, ai dele. Quando não somos convidados temos mesmo que ter cara de pau. eheheheheh

    Mas tem cuidado com o teu CASTROL...

    As patuscadas dele de light não têm nada. ;-)

    ResponderEliminar
  53. Ze joao, ovos mexidos com grao de bico e cebola picada as 7 da matina nao sao light?! :-)

    ResponderEliminar
  54. Oh Joao nao ha te preocupes que a minha marca de oleo e diferente da do Francisco, ahahahahahah

    ResponderEliminar
  55. menino Francisco,

    ovos mexidos nao digo, mas bacalhau com grau de bico, ovos e batatas cozidas com cebola picada as 10 da manha ja vi alguem comer :-)

    ResponderEliminar
  56. Pois bem Senhor Francisco, aceito as sardinhas com todo o gosto...adoro sardinhas, mas adoro mesmo.. Para quando ???? LOL LOL

    Uma boa noite para ti.

    Abraço Norberto

    ResponderEliminar
  57. ah ah ah ah Norberto, podem ser fritas entao? Sabes que o peixe sabe bem de um dia para o outro :-)

    ResponderEliminar
  58. Amigo Francisco,

    Percebi a mensagem, eheheheh

    Claro que às 7 da manhã tudo cai bem... ahahahahahahah... o que vier é bem vindo... e frango estufado?! ;-)

    bom domingo amigo

    ResponderEliminar
  59. Ana,

    mas olha que a sugestão do Francisco, a das 7 da manhã cai muito bem, depende da noitada, claro...

    Um beijo e bom domingo

    ResponderEliminar
  60. Ze joao, a essa hora ate qualquer quantidade de sandocas de pao de agua com fiambre e abadias eh eh eh eh
    E se a empregada for jeitosa, quanto mais se comer mais tempo estamos la a olhar para ela :-)

    ResponderEliminar
  61. Pois...vai abrindo muito a cortina com a Ana, olha que ela e cusca :-)
    Daqui a pouco ja sabe onde comias os ovos mexidos com grao de bico!

    ResponderEliminar
  62. cusca??????????????? kerem ver ke ainda descubro, mas olhem ke a empregada nao era eu, sou jeitosa mas nao sou taverneira lol

    ResponderEliminar
  63. ehehehhehehehehe.

    sem comentários.

    Realmente, o pão de àgua também é muito bom.

    Só não gosto da parte da abadia, a empregada não gosta muito de servir a essa hora, ou seja, eu gosto, mas ela tem a mania de aconselhar a malta a ir dormir!!!

    Estás bem amigo?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  64. Ana,

    boas noitadas, tenho muito boas recordações e com saudade...

    Um dia vou fazer tudo novamente e serás minha convidada.

    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  65. Ainda bem que alguem se lembra de mim ...cuidado joao que eu vou aceitar !!

    ResponderEliminar
  66. acredita que serás bem vinda.

    grandes noites... eheheheh

    beijos

    ResponderEliminar
  67. Joaozinho, mete-te nelas e depois queixa-te. Olha que esta consegue ser pior que a do Sopinto :-)

    ResponderEliminar
  68. What are u talking about .... ai que a boazuda ja fala ingles :)

    ResponderEliminar
  69. O menino Francisco ja podes dizer buhh bye ao almoco de amanha. :)~

    ResponderEliminar
  70. Obrigado joao haja alguem simpatico :) nao ligues ao que o careca diz. .. Anda com queda de cabelo

    ResponderEliminar
  71. amigo, tu nem digas isso?!

    pensei que estava livre. eheheheheh

    sabes que estou a brincar, já sinto falta dessa vida, tu percebes...

    Amigo Xiquinho, um grande abraço

    ResponderEliminar
  72. Ana,

    sem stress, a pessoa a quem o Francisco se refere é uma pessoa de quem gosto muito... de coração, pode ter os seus defeitos, como todos temos, mas é natural, não deixa nada por dizer. Digam o que disserem é uma senhora.

    Um bem haja amiga, gosto de ti.

    Ana, um beijo para ti

    ResponderEliminar
  73. Amigo xiquinho,

    sei que estás a brincar, que todos fossem como ela e contra mim falo, provavelmente seria mais feliz, eheheheheh

    Amigo, mas ela realmente é barra!!!

    A amiga Ana não me digas que é igual? Ninguém merece... eheheheheh

    ResponderEliminar
  74. Amanha vao ter que me esplicar isso mas agora estou num papel mais importante o de mae :( Beijo para os dois

    ResponderEliminar
  75. Mas o que se passa aqui, hein?! Ai agora uniram-se contra mim?! Lol
    Isto de fazer raves sem estar o dono do tasco, e do diabo!
    Um abraco e um beijo para os dois :-)

    ResponderEliminar
  76. olha kem te manda a ti ir fazer a famosa patuscada dominical e nao nos convidares heheheh
    agora para castigo vais tar uma semana a pao e agua :-)

    ResponderEliminar
  77. Amigo Francisco,

    Ninguém está contra ti, gostamos os dois muito de ti, até poderiamos gostar mais ainda, se houvessem uns convites, ahahahahaha... lol

    Já que estás ausente do tasco , nós falamos nas tuas ¨ costas ¨, o problema é que fica tudo registado. eheheheh ;-)

    Um abraço meu amigo

    ResponderEliminar
  78. Ana, temos que ser mais moderados nos nossos comentários, eheheheh

    Achas que ele está a ficar com ciúmes de não ser convidado para as nossas raves?!...

    ResponderEliminar
  79. oh Joao nao sera melhor desistir-mos? sempre ouvi dizer ke a esperanca e a ultima a morrer, e kem sabe um dia destes ele nos vai surpreender com um convite selado e tudo :-)
    Olha ca para nos ke ninguem nos ouve, disseram-me ke o nosso amigo Francisco faz umas lagostas recheadas de se lamber os dedos, eu ca nao me faco rogada e peco logo marisco, ehehhehehe

    Beijocas para os dois

    ResponderEliminar
  80. ele ainda nos vai comecar a cobrar bilhete a entrada do tasco lol

    ResponderEliminar
  81. oh Joao, entao sera melhor convida-lo senao kem o atura depois sou eu, ahahahahaha

    ResponderEliminar
  82. achas?! cobrar não digo, mas ainda vamos ser bloqueados....lol

    Também já ouvi dizer que cozinha muito bem,as lagostas realmente não caíam nada mal.

    Mas para já vamos nos contentando com as suas receitas, e estragando comida a tentar fazer igual... ehehehehe

    Oh Ana , tu que estás aí perto, devias ir aproveitando mulher...ahahahahahah

    Um beijo para ti

    ResponderEliminar
  83. convida amiga...ele é sempre bem vindo

    ResponderEliminar
  84. Amigo Francisco, estamos com saudades tuas, ¨anda com nós¨...lol

    ResponderEliminar
  85. nao me digas ke andaste a tentar fazer as receitas do nosso amigo? nao desistas vai tentando ke um dia vais conseguir lol
    oh Joao tu pensas ke nao me tento fazer de convidada? eu bem tento mas nao resulta :-)

    ResponderEliminar
  86. acho ke o Francisco ja deve tar de volta do almoco, de certeza ke vai comer churrasco, ja me ta a cheirar lol

    ResponderEliminar
  87. Só vai fazer o almoço a esta hora? Vai ser lanche??

    Olha que um churrasco também vai muito bem, adoro grelhados e são bem mais fáceis de cozinhar. eheheh

    oh Ana , eu bem tento fazer as receitas dele , mas é preciso uma mão de mestre...

    E tu faz como uma visinha que os meus pais tinham, ela aparecia sempre lá em casa na hora das refeições para dar duas de treta e acabava por comer sempre, até que se começou a fazer comida paa mais uma pessoa. eheheh

    Faz o mesmo, o truque funciona, que ninguém nos ouve... ahahahah

    Tens é que pedir para ele fazer algo light para as tuas princesas.

    ResponderEliminar
  88. por acaso tambem gosto de churrasco, e ja pronto melhor ainda, lol
    olha vai tentando ke kd ele for de vacaciones preparas e das-lhe a provar a ver ke te diz o mestre :-)
    ahahhaha obrigado pela dica, acho ke vou fazer isso um dia destes a ver a reacao, depois conto-te mas e segredo ahahahahahah

    ResponderEliminar
  89. oh Joao e verdade, se vires por ai o nosso amigo lembra-lhe dos meus ovos moles, mas tem ke ser os originais, nada de imitacoes ehhehehe

    ResponderEliminar
  90. Joaooooooooooooo esconde-te que ta a chegar o dono do tasco, ahahaaahh

    ResponderEliminar
  91. já fui, até logo... rsrsrsr

    beijos

    ResponderEliminar
  92. Eu vou-vos espancar aos dois!!!!

    ResponderEliminar
  93. ;( não percebi, meu amigo...lol

    ResponderEliminar
  94. Nao percebeste o que, ohhhhh Joaozinho?!:-)

    ResponderEliminar
  95. quanta violência!!! ... estás bem?

    ResponderEliminar
  96. eh eh eh eh eh sempre bem, eu :-)

    ResponderEliminar
  97. muito bem ;-) fico contente, meu amigo xiquinho!

    ResponderEliminar
  98. Ana , viste a ameça do xiquinho?! Tem cuidado mulher... lol

    ResponderEliminar
  99. oh Joao ja comeco a tremer com tanto medo, ahahahahaha

    ResponderEliminar
  100. oh menino Francisco nao vale a pena ameacar-nos pk ja sabes ke senao te portas bem nao almocas :-)

    ResponderEliminar
  101. oh menino Francisco, quem nao gosta de festa, toda a gente, nao e verdade Joao??
    So e pena haver festa sem comida, ahahh, mas isso ainda vamos resolver um dia destes :-)

    ResponderEliminar
  102. Olá, Francisco, achei teu texto sobre a web, ótimo. Também já senti o mesmo, cansada e com vontade de parar. Consegui diminuir o tempo de permanência no pc. Existem fatores que contribuem para isso. Mas aí a gente volta pelos motivos que narraste e porque gostamos imensamente de colocar na tela parte de nós. A interação na web é ótima na medida que não nos impeça de seguirmos nossa vida, fazendo tudo o que antes fazíamos. Ficarmos mais com nossas famílias, nossos pais.

    Quando colocaste o texto na lateral, eu tinha certeza que não ficarias muito tempo longe. É difícil de admitirmos que já estamos um pouco viciados. É bom? É ruim? Ainda é cedo para dizer algo. Mas é o momento. Só vamos saber mais tarde. Porém diminuir nosso tempo virtual é muito necessário para darmos seguimento a nossa vida real. A verdadeira.

    Quanto a essa comida... não tem nada de virtual: é real, apetitosa, cheirosa... Vou tentar.

    Bj
    Tais luso

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Este espaço é seu. Use e abuse, mas com respeito, principalmente por quem nos lê. Francisco