CHEGOU O OUTONO



É altura de mudanças. Mudam-se os hábitos. Abandonam-se costumes próprios dos meses quentes e garridos. Regressamos ao trabalho. Os filhos voltam á escola. Começamos a sentir nos ombros o efeito das cores escuras com que a paisagem se vai pintando á nossa volta e que acaba por nos deprimir um pouco, mesmo que por vezes não nos demos conta. O clima muda e mudam também as necessidades do guarda-roupa. Abrimos o armário e fazemos contas á vida. São precisas roupas mais aconchegantes. O que resta do Inverno passado, mesmo estando em boas condições, para muitos, na maioria das vezes já passou de moda. As roupas de Verão (calções, tshirts, roupa desportiva), são mais facilmente reaproveitáveis do que as "toilettes" de Inverno. Seguimos mais as tendências da moda Outono/Inverno, do que a Primavera/Verão, em que para a maioria das ocasiões, qualquer trapinho serve. A época assim o permite. É mais descontraída, menos social.

No campo da gastronomia, também se mudam os hábitos. O calor do Verão convida a comidas mais frescas. Damos preferência aos grelhados, ás saladas, aos legumes, aos peixes frescos, ás frutas, aos batidos, bebemos mais água e mesmo as bebidas alcoólicas que consumimos são mais leves e menos prejudiciais à saúde.
Sim, mesmo que inconscientemente, acabamos por nos alimentar de uma forma mais saudável. No Inverno comemos em mais quantidade, pratos mais fortes, mais calóricos. São os guisados, as caldeiradas, os assados no forno, as sobremesas doces e gordas. Raramente se pede num restaurante uma fruta laminada ou uma salada de frutas, nos meses frios. Em casa as tendências não são diferentes. Em consequência da mudança nos hábitos alimentares, o Inverno é também propício a um maior consumo de bebidas ditas espirituosas, como os aperitivos, os vinhos e os digestivos, porque os tipos de comida a isso convidam.

Intensificamos o ritmo da nossa vida social. Somos mais "locais", vamos mais a jantares de amigos. Não acredita? Então experimente organizar um churrasco no mês de Agosto e depois uma caldeirada em Novembro ou Fevereiro, convide os mesmos amigos e observe a diferença na comparência. Dispersamo-nos mais quando o tempo está quente. Até porque os dias são mais longos e aproveitamos para fazer viagens mais demoradas.
O clima de inverno em si já é inibidor a grandes aventuras fora de portas. Sentados á mesa ou em frente à lareira, somos mais unidos, mais emotivos, mais consumistas...
Quem fuma, fuma mais no Inverno, quem bebe, bebe mais, quem é bom garfo, come mais, porque em regra geral, praticamos menos actividades que nos distraiam desses hábitos.
Por tudo isto, vivemos de uma forma mais saudável e mais económica, no Verão (não me refiro ás ferias).
É caso para desejar viver em qualquer paraíso tropical, não é? Pois, mas eu ainda assim prefiro o nosso cantinho.

Francisco Vieira

9 comentários:

  1. Ola Francisco,

    Bem vindo o outono.... um video mto. bonito acompanhar o teu post.
    Eu pessoalmente nao gosto do outono, e um tempo mto. triste, epoca de recaidas a quem sofre de problemas de depressao.
    Concordo contigo quando falas em habitos alimentares, amigos, ficar em casa no quentinho, um bom assado no forno, umas castanhas assadas regadas com uma boa jeropiga, ehehehe

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Hoje estou com espírito de Outono...cada dia é um dia, não é? Beijo amigo, com votos de bons serões outonais.
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto do Outono. Gosto de qualquer estação do ano, não tenho problemas com isso. E não mudo grandes hábitos, a não ser na roupa. Depois do marasmo do Verão, vem aí o Outono, época do retomar dos negócios e de Férias! Ah, pois é! Trabalhar no Verão é óptimo - não se faz tanto como isso e ninguém chateia (na minha actividade), por isso, férias é na Primavera e no Outono!!

    Estou ansioso por voltar a sentir o cheiro às especiarias no ar!!!

    :D

    ResponderEliminar
  4. Na minha visão, meu querido amigo, outono é a bela estação, onde as folhas caem pra se renovarem, é nossa chance de renovar a vida, conceitos, costumes, ideias, objetivos tambem...e vamos seguindo em frente...interessante como é o corre corre do mundo e do blog mundo, ate registrando um pedido de desculpas antecipado por isso...rs..rs...sempre nos visitamos,e o seu outono me fez perceber que está em Portugal...rs..rs...pois aqui no Brasil, hoje começa a primavera...rs..rs...forte abraço e um belissimo outono pra ti e uma linda terça feira....

    ResponderEliminar
  5. Francisco:
    Parecia-me que estava a ler um revista de especialidade: usos, costumes, gastronomia, festa sociais ou familiares... tudo isto em honra do Outono!! Sabes que gostei?!A mim só me dá para ver o lado melancólico e mais tristonho desta estação?? Quando cheguei a Portugal, uma das coisas que me custou mais, foi ver o tempo "esquartejado" em 4 estações ainda hoje...) dava-me a sensação que vivia menos, com tantas depedidas, roupa guardada sempre com a pergunta:"será que estarei cá para o ano para a vestir"? Lá o tempo era seguido, com tempo para ter tempo para tudo... De Maio até finais de Julho, punha-se um casaquito de malha pela manhã que, ás 11 h já era insupotável e a noite quando se saía do cinema ou de qualquer festa, voltava o tal saquito sobra a roupa que se vestia durante todo o ano! Fêz-me muita confusão.
    Desculpa vir para aqui "curtir" saudades mas isto é porque já me sinto á vontade na "tua casa". Beijão e bom Outono Graça

    ResponderEliminar
  6. por acaso como mais porcarias no verao que no inverno. :) até aumento de peso e tudo, quando devia ser ao contrario. é que no onverno limito-me a uns biscoitos de aveia e cházinho bem quente para relaxar... o que gosto nesta época é ouvir a chuva a bater na janela e eu na cama quentinha... :D isso sim é o melhor. mas só se estiver na caminha... ahahah

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Mais uma vez um belíssimo texto, ao que me atreveria em apelidar de "Tratado de Outono".
    De novo pões em evidência essa tua facilidade de comunicação,complementando extraordináriamente o post na facha que o ladeia.
    Eu adoro o Outono, melancólico mas de beleza imcomparável.
    Parabéns e permite-me publicar em comentário, um humilde poema sobre o Outono.

    Abraço

    Outono

    Saudades que ficam,
    Ilusões que se acabam,
    Desportos que se não praticam,
    Ensejos que se finavam.

    Lindos dias de estio,
    Tempos de aventura,
    Estranho sentir de vazio,
    Em saudade que perdura!

    Mudança de estação,
    Um novo ciclo da vida,
    Nos alegra o coração,
    Em sentida despedida!

    O verde que abandona,
    A sua cor na flora,
    Rosa das cores que retorna,
    Nos mesclados de agora!

    Frutos que se desprendem,
    Do cordão umbilical,
    Voltas que se entendem,
    Renovação natural.

    Vegetação que se reveste,
    Em mistura de cores informal,
    Formando paisagem agreste,
    De beleza natural!

    Mais um milagre da vida,
    Que delicia a visão!
    Múltiplas cores, sem preferida,
    Nos envolvem de paixão.

    Vermelho da cor do fogo,
    Castanhos da cor da terra,
    Cores reais, não são engodo,
    Belezas que a vista encerra.

    Tonalidades do rio,
    Uns azuis da cor do Céu,
    Tem a natureza seu brio.
    Em tudo que Deus lhe deu!

    Manuel Bastos

    ResponderEliminar
  8. Francisco,

    Eu como sou um bom prato e gosto de tudo muito bem regado, qualquer estação do ano é bem vinda.

    Todos os momentos são muito bons e recordo com alegria que este último ano, foi precisamente no Inverno que muitas coisas mudaram na minha vida, para melhor.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  9. Amigos, na falta de disponibilidade para vos responder a todos individualmente, como costumo fazer, quero agradecer a todos a vossa assidua presença e amizade.
    Abraços e/ou beijos a todos

    Francisco

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Este espaço é seu. Use e abuse, mas com respeito, principalmente por quem nos lê. Francisco