QUEM ERAM OS "NAMORADOS DA RIA"



Francisco,
fico muito feliz por teres escolhido esse nome "Namorado da Ria" para o teu blog, que de certeza já terás ouvido falar dele há muitos anos atrás, mas no plural “Namorados da Ria”. Era um grupo, com mais de 50 anos, e que veio até 1985, altura em que os seus elementos se espalharam por outros grupos. Era, inicialmente, um grupo de seminaristas e sacerdotes que se reunia todos os dias em convívio, oração, e que tinha a ria sempre como objectivo para as suas actividades ao ar livre. Havia uma ligação forte que motivava os elementos do grupo a estarem sempre junto dela, quer em dias de pesca, quer em acampamentos à sua beira (quase sempre nas Quintas, entre a Murtosa e a Torreira), quer em partidas de futebol no Bico respirando a maresia, quer até dando ideias para o progresso da ria junto de quem de direito (um dos seus elementos, o saudoso Padre António Morais, acabou por ser presidente da Camara com o objectivo de lhe dar mais beleza e avanço, e conseguiu).
Por volta de 1967, o grupo decidiu romper com a tradição da separação de sexos nos grupos da nossa terra. Através de encontros ao ar livre (quase sempre na Lagoncha), através de récitas (de teatro) que ficaram famosas, ou através de pequenas festas, este punhado de Namorados da Ria começou a abrir o seu grupo ao sexo feminino. De repente, “Namorados da Ria” era um grupo misto muito reconhecido na terra não habituada a estas modernidades, estimado pelas autoridades da terra e do distrito, e que passou a ser uma força importante na Murtosa, terra que te viu nascer a ti e a mim.
O grupo abriu o seu leque de actuação com a criação do grupo de crianças e adolescentes (ambos os sexos) e por aí foi andando, preparando homens e mulheres para uma Murtosa mais Murtosa, com a Ria sempre nos olhos.
Fico muito feliz por saber que tu, Chico, também és Namorado da Ria e te tens dado ao “trabalho” de divulgar muito a nossa ria na tua página da net.

David Silva (elemento dos Namorados da Ria)

2 comentários:

  1. Olá amigo David
    Muito obrigado pela texto que me enviaste.
    Eu sabia realmente da existência dos Namorados da Ria, e na verdade foi daí que surgiu o nome deste blog.
    Eu, apesar de não ser da tua geração, nem ter convivido nesse grupo, sinto-me também um Namorado da ria, pelo carinho e a admiração que lhe tenho. Louvo o vosso esforço já nessa altura para alertar mentalidades para a sua preservação e divulgação.
    Foi uma pena terem desistido, mas compreende-se que a vida de cada um dá muitas voltas e que as pessoas acabam por dispersar. A nossa Ria precisava actualmente de muitos "Namorados" que a amassem como nós e que a libertassem do seu actual estado de degradação. Esperemos que ainda a consigam salvar, para bem de todos nós, e das gerações futuras.
    Um grande abraço, Amigo
    Francisco

    ResponderEliminar
  2. ola francisco, muito interessante e útil a história do "namorado da ria" nem preciso pedir para que a permenorises porque sei que é o que vai acontercer. Não fosses tu o Francisco Vieira, eterno "Enamorado da Ria".

    Uma abraço


    Manel

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Este espaço é seu. Use e abuse, mas com respeito, principalmente por quem nos lê. Francisco