SONECA, o furão brincalhão

Este livro infanto-juvenil é o resultado de uma parceria com alunos da Unidade de Autismo e do primeiro ciclo do Agrupamento Escolar da Murtosa.
A capa foi desenhada pelos meninos e meninas da Unidade de Autismo do agrupamento. As ilustrações, um total de 30 desenhos, são da autoria de Dinis Sousa Rodrigues, de 10 anos, aluno do quarto ano.
Esta edição, com versões em português e em inglês, é a segunda. A primeira edição teve diferente ilustração, partilhada por vários alunos de diferentes escolas e foi da responsabilidade da Câmara Municipal da Murtosa. Saiu no passado mês de Junho, tendo a Autarquia oferecido um exemplar a cada aluno do ensino pré-primário e primeiro ciclo, de todas as escolas do Concelho, em comemoração do Dia Mundial da Criança, um evento que juntou mais de 600 crianças e onde Soneca, o protagonista da história, esteve presente, para delírio da pequenada.
Esta obra, num registo completamente diferente de tudo o que fiz até hoje, tem uma vertente didáctica, principalmente para os pequenos leitores de Portugal, país onde só agora os furões começam a ser aceites como animais de estimação. 
A intenção principal é mesmo essa, demonstrar que estas belas e muito inteligentes criaturas são excelentes companheiros domésticos. Felizmente que por cá já vão deixando de ser encarados de outra forma, mas há ainda um longo caminho a percorrer. 
O livro conta a história do Soneca, um furão que mora cá em casa há mais de 3 anos. De certa forma, acabámos por pagar o preço de sermos pioneiros, mas ainda assim valeu a pena, porque são animais que ajudam a adoçar-nos os dias, como a própria história relata.


Francisco José Rito


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita. Este espaço é seu. Use e abuse, mas com respeito, principalmente por quem nos lê. Francisco