"TWILIGHT". O FILME E O DESCANSO DO "GUERREIRO"


Claude Debussy - Claire De Lune (da banda sonora do filme Twilight)

Bom dia rapaziada!
Ontem passei o dia todo na sorna. A muito custo liguei o chuveiro por volta das onze para uma banhoca rápida, engoli a minha habitual "malgada" de nestum com mel, fumei um cigarro e tornei a enfiar a careca debaixo da almofada até que o estômago acusasse as 16 horas e me lembrasse de um lombinho de vaca que tinha ali temperado há dois dias com uns dentes de alho, pimenta fresca e ervas aromáticas, mergulhado em cerveja e porto. Enfiei-o num esgalho de loureiro e foi ao grelhador, volta e meia pincelado com a tal marinada (que até hoje era segredo), de modos a ficar todo ele mais doirado que o altar-mor da igreja matriz da minha terra.

Uma salada de agriões colhidos nas margens de um ribeiro que corre aqui perto e que nesta altura está repleto deles, dois tomates colhidos aqui em casa e uma cebola, cortados em gumes grossos.
Os americanos fazem relvados e jardins em volta das casas, mas a nossa malta não dispensa uma horta nos meses de verão.
Qualquer metro de terra serve para semear uns pés de alface, uns tomates, uns repolhos, pimentos, etc...não se trata de economia, porque fica mais caro semear estes legumes do que compra-los no super-mercado, é mais pelo prazer de os ver crescer ao fundo do quintal.

Para "regar" o lombinho, um Chaminé de 2005, rematado com um Jameson velho...
Pode parecer muito, assim às primeiras impressões, mas num almoço/jantar que durou das 17:00 às 19:00 Horas, acreditem que não foi nenhum sacrifício :-)
Para o primeiro dia de folga desde 16 de Junho passado, não esteve nada mal. Não vi ninguém, não liguei o televisor. Se Chavez tivesse sido destituído, se morresse Fidel Castro, se Aung San Suu Kyi tivesse sido libertada, se os tipos da Protecção Civil responsáveis pela manutenção das falésias da praia Maria Luísa, em Albufeira, tivessem sido presos por negligência grosseira e descarada, culpados da morte de cinco pessoas, se o mundo tivesse acabado ontem, eu juro que não saberia. É que mesmo que algum amigo mais bem informado me quisesse dar alguma noticia, os telefones estiveram sem som o dia todo e o pc não funcionou.
Para ser completamente sincero, nem sequer me mudei dos boxers que uso quando estou por casa, influência da minha Mãe, que andou anos a chatear-me a cabeça por a minha mania de andar nu (uma das vantagens de se morar só).
"Se um dia te acontecer alguma coisa é muito bonito entrar alguém em casa e encontrar-te descomposto!!!"
As nossas Mães se não existissem teriam que ser inventadas :-)
Depois de me dar o "badagaio", que importância tem a "descompostura" menor ou pior em que me encontrem?
Mas pronto, o certo é que "água mole em pedra dura", tanto bateu até que furou e eu acabei por me acostumar ao raio dos boxers.
Não estou a ver que interesse isto possa ter para vocês, mas nesta altura não me ocorre nada mais pertinente para escrever, eh eh


"When you can live forever, what do you live for?"


Na sornice do dia, ainda ganhei ânimo para ver um filme que já andava por aqui a saltar de mesa em mesa há uns meses. Foi deixado cá em casa pela minha filha. Sei que fez furor no meio da juventude. Gostei, apesar de já ter feito dezoito há uns anitos. Afinal a idade é ou não relativa?
O filme chama-se "Twilight", com Kristen Stewart e Robert Pattinson.
Uma história de amor impossível...Ou talvez não! Dependerá da força ,coragem, da garra dos envolvidos.
Fala-nos de atracção física e psicológica, da mística do amor, que é imune às diferenças, por mais evidentes e irreversíveis que estas sejam. Fala da tolerância, dos valores como a amizade e a família.

Bella, uma jovem estudante de apenas 17 anos de idade, quando confrontada com o aparente rapto e possível assassinato da sua Mãe, não hesita em negociar com o raptor que a chantageia, marcando um encontro, mesmo considerando a hipótese de não sair de lá com vida. -"Que forma mais nobre de morrer haverá, do que trocando a nossa vida pela de alguém que amamos?" Pensa ela no caminho até ao local combinado.

No seu todo, o filme poderá não dizer grande coisa a algumas pessoas ,mas eu adorei e recomendo... Seja-se ou não um romântico, porque aborda outros temas comuns ao nosso dia a dia, além das filmagens exteriores que por si só, justificam vê-lo. Os efeitos especiais dão um quê de intriga, de aventura, "suspense" e até certo ponto sinistralidade a este filme que estreou a 20 Novembro de 2008, mas não se pode de todo considerar um filme de terror.
A continuação desta saga, com o titulo "New Moon" tem estreia agendada para 21 de Novembro de 2009.


Francisco Vieira
(Fotos do site oficial de Twilight)


"I'd never given much thought to how I would die, but dying in the place of someone I love seems like a good way to go."



*****

38 comentários:

  1. Pizz Buim24/8/09

    Nem quero pensar se tivessem sido 5 ingleses a ficar lá debaixo...
    Chaminé 2005 para temperar bifes, é luxo
    Gosto mais do Cortes de Cima e do Herdade dos Grous, já pra não falar do Loios
    O Alentejo é uma zona de vários tipos de vinho, conforme os microclimas das zonas.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Pizz
    O Chaminé temperou-me foi o estomago, que eu sou careca mas não sou maluco :-)

    Abraco

    ResponderEliminar
  3. Ola bom dia amigo Francisco,

    Ve la se convidaste o pessoal para almocar, ja sei que vais dizer que falhei a um almoco no dia anterior, rsrsrsrsr.
    Imagina esse lombinho de vaca acompanhado de uma boa sobremesa, como por exemplo um pudim, ahahhahahaha.......... mas cuidado com o acucar no sangue.
    Acho que fizeste muito bem tirar um dia de descanso, bem o mereces.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. EH EH EH BOM DIA VIZINHA. AINDA TENHO PUDIM E ARROZ DOCE. PARA ESTA SEMANA ESTOU SERVIDO, OBRIGADO :-)
    JOCAS

    ResponderEliminar
  5. Olá Francisco



    Privas-nos da tua companhia um dia mas por outro lado compensa-nos o amanhecer com uma bela música e um texto excepcional e sugestivo…

    Interessante como descreves o teu dia de folga. Esse teu jeito tão peculiar enreda-nos! Bem...não necessitaríamos de saber que "o rei está de boxers" eheheheheheh mas deu certo ênfase ao texto, é certo.

    A receita desse teu frugal almoço, parece-me excepcionalmente bem concebida. O conluiar duma alimentação correcta com a “pecaminosa” parece-me resultar num autêntico saciar do corpo e da alma. Esmere

    Relativamente à tua falta de comunicação com o exterior, ri-me, só mesmo teu .

    “Não vi ninguém, não liguei o televisor. Se Chaves tivesse sido destituído, se morresse Fidel Castro, se Aúna WAN Suo mui tivesse sido libertada, se os tipos da Protecção Civil responsáveis pela manutenção das falésias da praia Maria Luísa, em Albufeira, tivessem sido presos por negligência grosseira e descarada, culpados da morte de cinco pessoas, se o mundo tivesse acabado ontem, eu juro que não saberia.”

    O filme, bem…já fiz os meus dezoito anitos (a partir dos teus), vou tentar seguir o teu concelho e procurar ver.



    Parabéns Francisco e um abraço



    Manel

    ResponderEliminar
  6. Olá bom dia amigo Manel!
    Realmente essa do "rei" estar de boxers foi um cadinho forçada, não foi? Eh pá, mas faltava-me ali um paragrafo para intercalar as fotos e não me saiu mais nada, que é que queres? :-)
    Além disso o blog é meu e eu escrevo o que me apetece eh eh eh eh
    Ui que esta frase até a mim deixou os pelos em pé, imagino por aí fora...

    Olha um abraço e aconselho-te o filme, realmente

    ResponderEliminar
  7. MURTOSEIRO (A) ENVERGONHADO (A)24/8/09

    E a Casa Mortuária da Murtosa, tará também a marinar?

    ResponderEliminar
  8. Olha o meu compatriota "anónimo" (a) que voltou aqui ao canto!! E eu a pensar que já te tinha perdido como fã assíduo e ferrenho, depois do texto que te dediquei no Sábado :-)
    Olha, outra vez a comentar com o que não tem nada a ver com o texto, mas uma vez mais dei-te tempo de antena porque a construção da casa mortuária é um assunto pertinente.
    Não sou Autarca, também já não sou construtor civil há muitos anos, nem sou bancário (financiamento), mas como há 14 meses motivei um pequeno grupo de amigos (como sabes, por isso me fizeste a pergunta) para uma campanha de angariação de fundos, que entregamos ao Senhor Presidente da Junta , vou brevemente dedicar um post a esse tema.
    Fica então atento (a) que esta semana a "coisa" sai.

    ResponderEliminar
  9. Olá

    Francisco, não era recriminação o "rei está de boxers", apenas um pouco de humor, Pelo contrário, achei interessante ainclusão de um pouco de bregeirice. Quanto à frase "Além disso o blog é meu e eu escrevo o que me apetece", acho muito bem que o faças,não é a originalidade um dos teus grandes valores?

    abraço

    Manel

    Quanto à frase "

    ResponderEliminar
  10. Eh Eh Eh "já nos safemos", como dizia a nossa querida Ivone Silva
    Se o "mano velho" acha que sim, estou liberado :-)

    Abraços, Manel

    ResponderEliminar
  11. Francisco,
    descanso é descanso...de boxers ou não, tinhas todo o direito a ele! Não posso deixar de concordar com a tua mãe....se te der um badagaio, ao menos que te levem para o hospital aprumado....claro que, de preferência, que não te dê!
    Gostei da marinada do teu bife. É um conselho gastronómico a seguir. Afinal, mesmo um homem que vive só pode cozinhar belas iguarias, e não se ficar pelo Nestum com mel ( que alías, é tão bom!)...
    Desligaste do mundo?? Provavelmente eu não conseguiria...mas premeio essa capacidade com um sorriso :)
    O filme....bom, uma colega, que já viu os filmes que já saíram (e leu os 4 livros que estão na sua base), gravou e deu-me um CD (upssss...não devia dizer isto, pois não?). Confesso que não o vi. Mas já ouvi toda a banda sonora, muito bem conseguida. O excerto do clássico Debussy é muito belo, mas toda a música do filme é linda. Ainda hei-de ver...a título de curiosidade, a autora chama-se Stephanie Meyer, é uma dona de casa mórmone, culta e moderníssima, que ficou assarapantada com o sucesso dos 4 livros (Crepúsculo, Eclipse, Lua Nova e Amanhecer). Tenho que ver o benditodo filme...afinal, toda a gente que vê, com 16, 18 ou 36 ou mais anos, fica fã....
    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  12. A Susana sempre atenta e a completar (enriquecer) os meus raciocinios. Isto é que é sintonia :-)

    Obrigado, amiga

    Eh pá, mas o raio dos boxers acabaram por roubar o protagonismo ao resto!
    Porque é que ninguém fala nos agriões, por exemplo? eh eh eh

    Uma beijoca, Susana

    ResponderEliminar
  13. Ola Francisco,

    Nao me digas que esperavas que os agrioes fossem o tema principal? achas que alguem se ia importar com o que vai na horta? ahahahaha
    Nao e todos os dias que os teus boxers dao volta ao mundo em tao pouco espaco de tempo, ahhahahaha.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Eu não digo?! lol

    Ana, queres apostar que tiro uma foto aos boxers e publico-a aqui? :-)

    jocas

    ResponderEliminar
  15. apostamos a ke? ahahahahahh

    quem faz o almoco, tu ou eu? lol
    olha e melhor nao publicares a foto senao estas a fazer publicidade gratuita, eheheheheh

    beijocas

    ResponderEliminar
  16. Nada disso, Ana! Escondo a etiqueta da marca!
    Mostro apenas os ursinhos!

    ResponderEliminar
  17. Um forte abraço pra ti amigo e uma otima semana,

    ResponderEliminar
  18. "Um forte abraço pra ti amigo e uma otima semana"

    Obrigado Everson! Igualmente para ti

    ResponderEliminar
  19. Ok, Francisco, tens razão...deixando de parte os boxers,pudemos descobrir algumas coisas sobre ti (pelo menos eu, que há aqui quem te conheça bem, não é?). Indo por partes, eis o que descobri:gostas de nestum com mel; gostas de dormir (as poucas vezes que podes) até tarde; gostas de carne de vaca; sabes cozinhar; fumas; gostas de salada de agriões; vives perto de um ribeiro; percebes de vinhos;gostas de comer lentamente; vives só; gostas de andar nú pela casa, mas como bom filho que és...usas os boxers ( escolhe-os bem; há que ser selectivo na roupa interior!!!); és um romântico ( confirma o que dizes no teu perfil; já sabia que tens duas filhas e um grande amor à terra, à Pátria e à cultura portuguesa.
    E ainda dizem que não dá para conhecer as pessoas via www!!!

    Agora, deixo ao teu critério se publicas ou não!!!!
    Joquinhas
    Susana

    ResponderEliminar
  20. Ai não que não publico, Susana :-)
    Olha lá, mas és (...) ou uma maquina de raios X? As reticencias ficam ao teu critério substituir, ou não
    É que tiraste-me a radiografia num abrir e fechar de olhos eh eh eh
    As pessoas podem-se deixar conhecer "via WWW", como na vida real, se para isso se disponibilizarem.
    Eu optei por ser aqui como na vida. Se tivesse que me esforçar para manter aparências, já tinha desistido de certeza absoluta.
    Para stress já basta aquele que temos obrigação de aguentar. Eu como não vivo disto, nem nunca tive necessidade de manter aparências, nunca me vão ver actuar de outra forma.

    Ta bem, mas reconheço que escusava de ter dado a saber publicamente que o padrão dos boxers são ursinhos castanhos :-)

    Beijocas também para ti

    ResponderEliminar
  21. Não sou bruxinha ( às vezes gostava!); estive apenas a ler com atenção...está tudo lá!

    ;)

    ResponderEliminar
  22. ah ah ah... boa!!!

    Compreendi-te :-)

    ResponderEliminar
  23. Amigo Francisco,

    Nao me posso ausentar por um pouco que isto vai no bom caminho, ahahaha
    Olha o trinta e um que foste arranjar, ahahahhahaha ja toda a gente sabe os teus podres , ou quase todos lol.
    Oh Susana realmente nao e preciso ser bruxinha para adivinhar algumas coisas, ehehhehehe e so preciso mesmo tar atenta lol

    Uma beijoca para os dois

    ResponderEliminar
  24. Lol,
    mas vocês não tem mais o que fazer? Vão mas é trabalhar e deixem-me vender mais uns copos.
    Parecia agora o puto dos contemporânios :-)


    Beijocas até logo

    ResponderEliminar
  25. Olá cgirl!!!
    Tenho ou não tenho razão?
    O rapaz desvenda os seus segredos!

    Francisco,
    não vou trabalhar não! Estou de férias, e o tempo está manhoso; na praia, hoje, só se for de guarda-chuva!

    ResponderEliminar
  26. Ah!!!


    Sempre quero ver se cumpres com a foto dos boxers...hihihihi....

    ResponderEliminar
  27. Ó FRANCISCO, depois de toda esta animada brincadeira, como é que eu posso ser mais sisuda?
    EU fiz o mesmo que tu...só que sem boxers...mas de pijaminho .Não há nada melhor que o aconchego do lar, de vez em quando...
    BEIJITOS E CONTINUA A DIVERTIR-TE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  28. Maria , ainda bem que chegou para por ordem nisto, socorro!
    Olhe, está mais que provado que quando a coisa toca a BOXERS, nem que um homem ponha lagosta na mesa, caviar, champanhe francês...nada tem o mesmo impacto :-)

    Beijos para si tambem

    ResponderEliminar
  29. Esta música pertence também ao filme de Jean-Jacques Annaud: "Sete anos no Tibete".

    ResponderEliminar
  30. Olá Dylan
    Não sabia. Obrigado pela visita e pela dica .

    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Acabei de acabar de ver!!!!!!!

    É um filme lindo...o ambiente é gótco q.b.; a protagonista, taciturna e bela; o protagonista...um colírio para meus olhos cansados........... ;)

    Fala de Amor, sim ( que Amor,tão forte,místico e belo...existe disso por aí??!!), de família, de ternura e de dar tempo.

    Adorei. Vou à Fnac comprar o livro.

    Aiiii...que liindo!

    ResponderEliminar
  32. Susana, a menina tem de se convencer que tudo o que o careca recomenda , é bom e cuidado com a pedofilia que o garoto ainda nem barba tem eh eh eh eh jocas

    ResponderEliminar
  33. Claro, mas lá que é um colírio....

    ResponderEliminar
  34. E olha que andava uma amiga a falar-me dele (do filme...) há MESES!!!!!!!

    ResponderEliminar
  35. Hummm a tua amiga andava-te era a falar do pirralho, ja percebi!
    Mulheres...:-)

    ResponderEliminar
  36. Não...falava-me de como se lembrava de mim porque a Bella era trapalhona, sempre aos trambolhões ( sim, eu ando sempre a bater com pés, pernas e braços em algum canto...) e de como era linda aquela história de amor e entrega. E já leu os 4 livros.....3 vezes!!!

    ResponderEliminar
  37. Eh Eh Eh pensas que eu não vi o "Sexo na Cidade"...foi o bastante para perceber o que conversam entre si, as meninas :-)

    Deixa lá que pouco a pouco também vou sabendo algumas coisas de ti, apesar de não ser "bruxinho"
    Trapalhona eh eh eh eh

    ResponderEliminar
  38. o filme é bom, mas os livros são mágicos mesmo. li-os duas vezes cada um em 15 dias. andei foi mesmo em baixo qd acabei de os ler. mesmo muito. nunca fiquei assim por causa de um livro. tão deprimida. mas só porque a história entre os protagonistas é tão intensa, tão profunda, que me encontrei a viver as mesmas emoções descritas no livro. principalmente no que respeita à imortalidade. assunto complicado para mim.
    a banda sonora é igualmente fantástica. envolvente. mal posso esperar por ver em outubro "lua nova".

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Este espaço é seu. Use e abuse, mas com respeito, principalmente por quem nos lê. Francisco