NOVENAS AO SÃO GONÇALO DO BUNHEIRO

Mais uma das muitas tradições que se perderam na nossa terra. As Novenas ao S. Gonçalo do Bunheiro.
Santo evocado, entre outras maleitas, para a cura de cravos e verrugas que aparecem no corpo e que hoje são motivo de cirurgias e outros tratamentos. Noutros tempos bastava uma promessa ao S. Gonçalo para que as mesmas desaparecessem quase de imediato.



Quase sempre as promessas passavam por levar uma novena (nove rapazes e nove raparigas) a pé, até à capela e pela pessoa que tinha sido agraciada mostrar ao santo a parte do corpo que tinha sido "curada". Por causa deste ultimo ritual, foi o santinho apelidado de "maroto", uma vez que "curava" os tais sinais do corpo com a intenção de que lhe fossem mostrar à capela, por vezes as partes mais intimas.

As novenas eram organizadas pela pessoa que fazia o pedido ao Santo. Juntavam-se nove rapazes e nove raparigas solteiras que rumavam até à capela, normalmente aos Domingos depois do almoço. Os rapazes levavam uma vara ao ombro com uma chouriça ou uma garrafa de vinho pendurada. As raparigas levavam à cabeça uma rodilha onde sustentavam uma pada (pão de trigo), ou uma regueifa doce e um "cartuxo' de tremoços.



Na ida rezava-se o terço, em sinal de devoção e agradecimento e no regresso cantava-se e dançava-se. Depois de cumprida a promessa, iam visitar a fonte do S. Gonçalo onde comiam as merendas e os "casais" mais afoitos aproveitavam para namorar um pouco, longe dos olhares mais indiscretos.
A festa ao S. Gonçalo era feita na primeira semana de Janeiro, mas as novenas realizavam-se em qualquer época do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita. Este espaço é seu. Use e abuse, mas com respeito, principalmente por quem nos lê. Francisco